quinta-feira, 22 de setembro de 2011

A Música!

Você já se pegou sendo de repente transportado no tempo e no espaço pelos primeiros acordes de uma música conhecida que começa a tocar inesperadamente? Não importa muito se você ouve essa música no rádio do carro, no som da loja onde você escolhe alguma coisa ou no interior de um restaurante onde você está jantando. Em segundos, você sai do ar, viaja e começa a sonhar. Dali a pouco você se vê imerso num cenário tão realístico que é capaz de rememorar com detalhes momentos felizes vividos num passado recente ou distante, e isso te traz um profundo e indizível bem-estar.
Ouvida a sós, a música vai mais direto à alma e, como não há interferência, a imaginação fica mais livre para voar. Ouvindo junto de outra pessoa, aí você tem um companheiro, uma companheira ou cúmplice com quem partilhar a música. No entanto, nada se compara à música que se ouve em grupo, porque aí as reações se dão em cadeia. Cada um tem sua própria história de experiências que se soma às histórias e às experiências dos demais e todos estão ali porque saíram em busca da alegria ou para compartilhar com os outros a alegria que já trazem dentro de si.
Isto é a magia da música. O espetáculo pode terminar, mas aquela música continua tocando nas cabeças e nos corações por muito tempo, às vezes por anos ou para sempre. Na verdade, ela fica gravada na memória das pessoas. É por isso que, como um ícone em que se clica, a cada vez que aquela música é tocada, a memória é “chamada” e todo aquele espetáculo se faz novamente presente, replicando a mesma alegria, a mesma vibração e o mesmo êxtase.
A música nova, ainda que seja nova somente para nós, é virgem. Ainda não foi relacionada a situações, porque acaba de nascer e começa a irrigar o momento presente, que é bom e belo. Assim, hoje ela pode ser fruída e saboreada em si mesma, sem associações. Daqui a algum tempo, quando ouvirmos aquela música que ouvirmos hoje pela primeira vez, algumas associações poderão estar estabelecidas. Então, vamos nos recordar de um tempo em que éramos felizes, sim, mas estávamos bem conscientes dessa felicidade que, afinal, continua, porque, a exemplo do tempo, a música também não pára, e, no entanto, ela nunca envelhece.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

10 Razões Para se Tocar um Instrumento Musical

1° Bom Humor Lá em Cima
- Tocar algum instrumento reativa o bom humor.

2° Estresse Lá em Baixo
- Aprender um instrumento como entretenimento torna as pessoas menos estressadas.

3° Desempenho Escolar Nota 10
- Alunos de ensino médio que estudam música têm melhores resultados na escola.
Segundo pesquisa feita nos Estados Unidos.

4°Mais Saúde e Auto-Estima
- Médicos apóiam o uso da música como forma de reativar a auto-estima e colaborar na recuperação de doenças graves.

5° Raciocínio Elevado
- Estudo na Universidade da Califórnia mostra  que, após oito meses de lições de teclados, crianças tiveram alta de até 46% no raciocínio espacial.

6° Ter Muitos Amigos
- Tocar música promove o relacionamento social, por meio de atividades em grupo e na comunidade.

7° Superar Desafios
- Aprender um instrumento estimula a superação de desafios.

8° Estimula a Criatividade
- A prática impulsiona pressões criativas que unem o corpo e a mente.

9° Ser Jovem Para Sempre
- Tocar um instrumento possibilita o relacionamento entre  pessoas de diferentes idades pelo mesmo objetivo.

10° Cérebro Desenvolvido
- Crianças que tocam algum instrumento compreender  melhor matemática , literatura, contagens de espaço e tempo, entre outros.